22 de fevereiro de 2017

Representantes das carreiras públicas criam frente conjunta para estimular os debates sobre a Reforma da Previdência

Presidentes e diretores de diversas entidades que representam as carreiras públicas de cunho jurídico no Paraná reuniram-se na tarde de ontem (21/2), em Curitiba, para discutir a criação de movimento conjunto com foco na Reforma da Previdência. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), com a presença do presidente da Amatra IX, Paulo da Cunha Boal, e do diretor Administrativo da entidade, José Wally Gonzaga Neto.

Os dirigentes aprovaram a criação de uma frente de sensibilização da opinião pública,  com ênfase em divulgação por redes sociais, para motivar trabalhadores, dos setores público e privado, a discutirem de forma organizada e célere as alterações previdenciárias que se avizinham.

Ações convergentes, como estudos conjuntos sobre o atual texto da Proposta de Emenda Constitucional da Reforma da Previdência (PEC 287/2016), demandarão concentração da Frente e apresentação aos representantes da Câmara Federal, onde tramita a proposta. A participação em audiências públicas, na capital federal, sobre a questão, também será priorizada.

“Há consenso quanto à necessidade de maior discussão a respeito da reforma proposta pelo Governo, sendo fundamental a união e a participação das entidades da Magistratura e do Ministério Público nesse debate, que deve ser o mais democrático possível. É um assunto que afeta toda a sociedade brasileira”, afirma o presidente da Amatra IX, Paulo da Cunha Boal.

O dirigente lembra, ainda, a desmotivação que as perdas referentes ao subsídio e à previdência ocasionaram na carreira da Magistratura. “O interesse pelas carreiras vem caindo. Dados do CNJ comprovam que, no ano passado, mais de 150 magistrados saíram da carreira de forma voluntária”, aponta.

Nova reunião da Frente foi marcada para quinta-feira, dia 2, logo depois do carnaval.

Participaram da reunião Frederico Mendes Junior (Amapar), Patrícia Lopes Panasolo (Apajufe), Alberto Emiliano de Oliveira Neto (Ministério Público do Trabalho), Fernando da Silva Mattos (Associação Paranaense do Ministério Público), Eroulths Cortiano Junior (Associação dos Procuradores do Estado do Paraná), Wanderci Polaquini (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná – SINDAFEP), Luiz Tadeu Grossi Fernandes (Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Paraná), Izaias de Farias (Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná), Luiz Rodrigo Larson Carstens (Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná, Taísa Oliveira (Associação dos Defensores Públicos do Paraná) e Marcos Stamm (Associação Paranaense dos Advogados Públicos).

(Com informações da Amapar/Fotos Apajufe)