19 de junho de 2018

I Encontro Paranaense de Interfaces Periciais: Judiciária, Previdenciária e Trabalhista

I Encontro Paranaense de Interfaces Periciais: Judiciária, Previdenciária e Trabalhista

A Associação Paranaense de Medicina do Trabalho promove no dia 4 de agosto o I Encontro Paranaense de Interfaces Periciais: Judiciária, Previdenciária e Trabalhista. O objetivo é reunir profissionais ligados às áreas da Medicina e do Direito para dialogarem sobre temas de interesse comum. O evento conta com apoio da Amatra IX e da Ematra-PR. Confira aqui a programação completa.

“Juízes, advogados, procuradores e médicos poderão tratar de conflitos, propor soluções e ações para a melhoria contínua da atuação tanto de médicos peritos, advogados e juízes, dando a possibilidade de compreensão das interfaces, anseios e angustias de cada um dos profissionais envolvidos nessa tríade. Muitos conflitos às vezes existem pela simples falta de conhecimento das outras áreas, por isso acredito ser este o aspecto mais importante do Encontro “, explica o coordenador do evento, Ricardo Del Segue Villas Boas, diretor financeiro adjunto da APAMT.

A programação terá palestras sobre o tema previdenciário, trazendo uma análise jurídica seguida da apresentação de critérios de entendimento médico para quem não é da área, principalmente relacionados às doenças osteomusculares e mentais para perícias médicas. Na sequência, serão abordados os aspectos jurídicos relevantes na perícia previdenciária, com a visão da perícia administrativa e da perícia de acidente do trabalho.

Com a participação dos magistrados Lourival Barão Marques Filho, Valéria Rodrigues Franco da Rocha e Marcus Aurélio Lopes, as atividades do Encontro terão continuidade com foco nas questões trabalhistas, com palestras sobre concausalidade em perícia médica ortopédica, epidemiologia dos benefícios previdenciários por transtornos mentais, os quais atualmente correspondem a uma grande demanda de afastamentos pelo INSS, assim como a caracterização do nexo técnico previdenciário.

O evento irá contextualizar também o futuro das perícias médicas no contexto da reforma trabalhista, a visão pericial pelo trabalhador e pelo empregador e como funcionam os entendimentos de ambas as partes.  “Também teremos a oportunidade de ouvir juízes que estão à frente do Trabalho Seguro e, por fim, as eventuais demandas perante o CRM e o que os médicos podem fazer para melhorar ou mesmo se defender em situações que podem levá-lo a responder eticamente por suas ações”, exemplifica o Dr. Ricardo.

Serviço: I Encontro Paranaense de Interfaces Periciais: Judiciária, Previdenciária e Trabalhista
Data: 4 de agosto de 2018 (sábado)
Hora: das 8h30 às 19h
Local: Associação Médica do Paraná (Rua Cândido Xavier, 575, Água Verde, Curitiba)
Informaçõescientifico@almaeventos.com.br | (41) 3151-0074
Inscriçõeshttps://goo.gl/zw58D2