25 de outubro de 2022

Programa TJC: estudantes visitam Fórum da Justiça do Trabalho de Palmas

Alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Santa Catarina, localizado no município de Coronel Domingos Soares (PR), fizeram uma visita ao Fórum da Justiça do Trabalho de Palmas, nesta terça-feira (25/10). A atividade integra o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).

O grupo de alunos foi recepcionado pelo juiz José Vinicius de Sousa Rocha, titular da Vara do Trabalho de Palmas e coordenador regional do Programa TJC. Durante a visita, os estudantes conheceram as instalações do Fórum, acompanharam audiências e esclareceram dúvidas sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho.

Arapongas

O Programa TJC também está sendo desenvolvido em três turmas do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Profª. Ivanilde de Noronha, em Arapongas (PR). As atividades são coordenadas regionalmente pela juíza Sandra Cristina Zanoni Cembraneli Correia, titular da Vara do Trabalho do município e diretora de Direitos Humanos, Cidadania e Assistência Social da Amatra IX.

Sobre o TJC

Criado em 2004 pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), o TJC é desenvolvido, regionalmente, pelas Amatras, e já beneficiou mais de 150 mil pessoas e de 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal.

Por meio do Programa, magistradas(os) do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos Estados e Municípios.

Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos com o acompanhamento dos professores e magistrados(as).

A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento de aplicação do TJC. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática.