Suicídio como acidente do trabalho é tema de Live de lançamento do novo livro do professor Zeno Simm

06 de julho de 2020 / 18:00

A Ematra-PR promoveu, na sexta-feira (3/7), Live de Lançamento do Livro “Suicídio como Acidente do Trabalho e Direitos Fundamentais – uma perspectiva comparada”, de autoria do professor Zeno Simm. O evento foi transmitido pelo Facebook, alcançando 1,5 mil visualizações na rede social. Assista aqui.
Além do autor da obra, participaram da Live o diretor de Relações Externas e Imprensa da Amatra IX, Luciano Augusto de Toledo Coelho, a diretora Cultural da Amatra IX e da Ematra-PR, Nancy Mahra de Medeiros Nicolas Oliveira, e o presidente da Associação, Roberto Dala Barba Filho.
No início da transmissão, o diretor Luciano Coelho destacou que a obra do professor Zeno Simm é densa e encara todas as possibilidades de se relacionar o suicídio a um acidente de trabalho. “Envolve conceitos de psicologia, conceitos jurídicos e direito comparado”, ressaltou.
No livro, Zeno Simm também suscita questões filosóficas e durante a Live mencionou a dificuldade para aprofundar a pesquisa sobre o assunto. Segundo o professor, mesmo ocorrendo em grandes números no mundo todo, o suicídio ainda é um tabu na sociedade.
Ao entrar na discussão do tema central da obra, Zeno Simm discorreu sobre as hipóteses e circunstâncias em que o suicídio pode ser qualificado como acidente de trabalho. Ele destacou que, além de estabelecer o nexo de causalidade, é necessário analisar com muito cuidado as motivações do ato suicida, incluindo os riscos psicossociais que têm origem nas organizações de trabalho
Antes de encerrar, o professor respondeu perguntas relacionadas ao nexo de causalidade, jurisprudência, reparação de danos e prevenção do suicídio no ambiente de trabalho, que foram enviadas pelo público que acompanhava a transmissão ao vivo.