29 de julho de 2008

Governo do Paraná vai desenvolver projetos para atender saúde do trabalhador

Os secretários da Saúde, Gilberto Martin, e do Trabalho, Nelson Garcia, assinaram nesta segunda-feira (28) resolução que cria um grupo de trabalho para o desenvolvimento de ações voltadas à saúde do trabalhador. A iniciativa congregará atividades e programas para prevenção de acidentes de trabalho, educação permanente para profissionais e novas maneiras de intervenção na área.

“Esta comissão fará um plano de trabalho que será levado aos conselhos estaduais de saúde e do trabalho para que as atividades sejam listadas e programadas”, explica o secretário Gilberto Martin. De acordo com ele, as ações passam desde a criação de cursos técnicos para trabalhadores e profissionais envolvidos nas áreas, até a criação de um mapa da saúde do trabalhador.

De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, as ações conjuntas vão melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, beneficiar os empresários e reduzir os custos do Governo com Previdência Social. “Sem prevenção todos perdem, o funcionário que se machuca, o empregador que fica sem mão-de-obra e com a imagem institucional desgastada e a União que tem de arcar com custos sociais”, disse.

“Acredito que teremos o apoio de toda a sociedade, principalmente dos empregadores. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que para cada dólar investido em prevenção de acidentes no serviço, quatro dólares são economizados”, completa.

Segundo Garcia, a iniciativa paranaense é inédita e deve servir de exemplo para os demais Estados do país. “Mais uma vez o governador Roberto Requião mostra que está ao lado dos que mais precisam e confirma sua posição através de políticas públicas voltadas para inclusão social e cidadania´, disse.

A resolução assinada também prevê a criação da Semana Oficial da Saúde e Segurança do Trabalhador entre os dias 28 de abril e 1º de maio. “As ações condidas no plano estarão de acordo com o Plano de Ação da Saúde do trabalhador no SUS, proporcionando discussões conjuntas com a Secretaria de Estado do Trabalho e Promoção Social”, explica o diretor do centro estadual de saúde do Trabalhador, da Secretaria da Saúde, David Claret Bueno.

Os últimos dados da DataPrev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), ligada ao Ministério do Ministério da Previdência Social, mostram que em 2006 foram 36.995 acidentes de trabalho no Paraná. No mesmo ano o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego registrava um total de 86.396 trabalhadores formais.

Os números colocam o Estado como o quarto no ranking com o maior número de acidentes laborais, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Entre as atividades em que mais pessoas se acidentaram no Paraná estão: atendimento hospitalar (2.041), construção civil (1.594) e fabricação de veículos (1.318). Destaque também para o cultivo de cana-de-açúcar, em que 916 trabalhadores se feriram.

Uma das propostas apresentadas pelas Secretarias do Trabalho e Saúde, em conjunto com os movimentos sindicais, é a criação de políticas voltadas para estas atividades, levando em consideração as particularidades locais de cada município. “É preciso pensar na economia das cidades e nos problemas enfrentados pelos trabalhadores, como falta de estrutura e maquinário antigo”, explica Carlos Zimmer, presidente do Conselho Estadual do Trabalho.

APOIO DOS SINDICATOS – A assinatura da resolução conjunta foi elogiada pelas centrais sindicais, que participaram da elaboração do projeto.

O presidente da presidente Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Ernani Garcia Ferreira, considerou a preocupação do Governo do Estado um avanço nas políticas voltadas ao trabalhador no Brasil. “A classe trabalhadora tem um importante aliado no Paraná e só temos que agradecer”, afirmou.

Para Zenir Teixeira, da Central dos Trabalhadores do Brasil no Estado (CTB-PR), as ações conjuntas vão melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. “Esta resolução vai permitir um melhor acompanhamento da situação de trabalho no Estado, além de criar políticas combinadas de atendimento médico e prevenção”, acredita.

Juvenal Pedro Cim, presidente do Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB-PR), lembrou que muitas doenças decorrentes de esforços no trabalho, como a LER- Lesões por Esforços Repetitivos- ainda não são reconhecidas como resultado de falta de segurança e estrutura no ambiente de serviço. “A iniciativa das duas Secretarias pode ser o passo que faltava para garantir condições adequadas de trabalho para todos”, alertou.

PARCERIAS – As duas Secretarias já vêm desenvolvendo ações em conjunto. Um exemplo é o Fórum do Trabalho Infantil, sobretudo associado a cultura do fumo. Além destas secretarias, participaram deste evento outros órgãos e secretarias, como Educação, Agricultura e a Emater.

(Fonte: Agência Estadual de Notícias – 28/07/08)