17 de julho de 2008

Neide Alves dos Santos toma posse no TRT-PR

27/02/08 – Discursos emocionados marcaram a solenidade de posse da magistrada Neide Alves dos Santos no cargo de desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, no final da tarde de ontem, em Curitiba. O ato foi conduzido pela presidente da Corte, desembargadora Rosalie Michaele Batista, na Sala de Sessões Plenárias do TRT-PR. Também compuseram a mesa diretiva o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Antonio Lopes de Noronha, e o advogado e conselheiro da Seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil, Oderci José Bega.

Na ocasião, o conselheiro da OAB-PR destacou os resultados obtidos com o Diagnóstico do Poder Judiciário, realizado pela entidade com advogados de todo o estado no ano passado, que comprovaram a agilidade e eficiência da Justiça do Trabalho do Paraná. Afirmou ainda que a desembargadora Neide Alves dos Santos certamente agregará soluções mais eficazes e o pleno equilíbrio entre seus pares no TRT-PR.

Representando a AMATRA IX, a diretora financeira da entidade e vice-presidente para assuntos legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Patrícia de Matos Lemos, enfatizou em seu discurso as qualidades pessoais e profissionais da desembargadora Neide Alves dos Santos. Lembrou também de suas inúmeras contribuições à AMATRA IX em eventos de cunho institucional, cultural e social. 

Na seqüência, o desembargador Edmilson Antonio de Lima deu boas-vidas à empossada, com quem compartilha o título de Cidadão Benemérito de Maringá, recordando a sua brilhante trajetória marcada por dificuldades enfrentadas não apenas na carreira, mas na vida pessoal. “Mesmo sem ter um sobrenome famoso, sem ter nascido em berço de ouro, Deus lhe deu condições para conquistar seus sonhos, uma vida melhor e mais digna”, elogiou.
 
Com a voz embargada pela emoção, a magistrada Neide Alves dos Santos fez uso da palavra para agradecer sua família, amigos, juízes e servidores da Justiça do Trabalho Paranaense. A desembargadora falou sobre suas expectativas e desafios nesta nova etapa da carreira e finalizou seu discurso citando: “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo”. 

A presidente do TRT-PR, Rosalie Michaele Batista, encerrou a cerimônia saudando com palavras de apreço e respeito a sua colega desembargadora empossada, que há 18 anos atua na magistratura trabalhista.

Os convidados presentes foram recepcionados com um coquetel oferecido pela AMATRA IX no local, logo após o enceramento da solenidade. 

Trajetória
Paulistana, Neide Alves do Santos graduou-se em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP), em1983. A carreira na magistratura teve início em 1990, após aprovação em concurso público de provas e títulos. Em 1993, foi promovida à titularidade de Vara do Trabalho, pelo critério de merecimento, desde então exercida na 4ª Vara de Maringá. A magistrada estava convocada para atuar perante o TRT-PR desde setembro de 2007.  

Em 26 de novembro do ano passado, a desembargadora foi indicada em lista tríplice elaborada pelo TRT paranaense juntamente com os juízes Francisco Roberto Ermel (2ª Vara do Trabalho de Londrina) e Dinaura Godinho Pimentel Gomes (1ª de Londrina) para vaga aberta em decorrência da nomeação e posse do ministro Fernando Eizo Ono no Tribunal Superior do Trabalho.  

O ato de nomeação pela Presidência da República foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 21 de fevereiro. Em entrevista à AMATRA IX, a associada Neide Alves revelou que ficou surpresa com a notícia. “Essa promoção veio em uma hora muito oportuna, tanto na carreira como na minha vida pessoal, mas eu não esperava, embora soubesse que era possível. Foi uma ótima e honrosa surpresa”.