19 de outubro de 2022

Mulheres na Justiça do Trabalho: Amatra IX prestigia lançamento de livro sobre o tema no TST

O presidente da Amatra IX, juiz Felipe Augusto de Magalhães Calvet, prestigiou o lançamento do livro ‘Mulheres na Justiça do Trabalho: 80 anos em perspectiva’, realizado nesta terça-feira (18/10), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília (DF). O livro é fruto de estudos sobre gênero nos Tribunais Regionais do Trabalho e foi idealizado pelo Observatório Excelências Femininas, de iniciativa do TST.

A obra coletiva é assinada pela ministra do TST e ex-presidente da Amatra IX, Morgana Richa, que também é coordenadora do Observatório Excelências Femininas, em conjunto com a desembargadora Tereza Aparecida Asta, do TRT da 15ª Região (Campinas/SP), a juíza Ana Paula Saladini, titular da Vara do Trabalho de Cambé (PR) e vice coordenadora da Escola Judicial do TRT 9, e a assessora Adriene Domingues Costa, coordenadora de Pesquisas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Com importantes reflexões sobre gênero e raça no Poder Judiciário brasileiro, o livro traz artigos escritos exclusivamente por mulheres, entre elas a presidente do TRT da 9ª Região, desembargadora Ana Carolina Zaina, a juíza Sandra Mara Flügel Assad, titular da 12ª VT de Curitiba (PR) e gestora regional do Observatório de Excelências Femininas, e a juíza Vanessa Karam de Chueiri Sanches, titular da VT de Marechal Cândido Rondon e integrante da Comissão de Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e da Comissão Anamatra Mulheres.

Além das coordenadoras e autoras da obra, o evento de lançamento no TST também contou com a presença do corregedor regional da Justiça do Trabalho do Paraná, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur, da ouvidora do TRT-PR, desembargadora Neide Alves dos Santos, da juíza auxiliar da Presidência do TRT-PR e diretora de Eventos e Convênios da Amatra IX, Claudia Mara Pereira Gioppo, e do juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho, Rafael Palumbo.

No Paraná

O TRT da 9ª Região foi o primeiro a espelhar, regionalmente, o Observatório de Excelências Femininas. O grupo no Paraná é coordenado pela desembargadora Neide Alves dos Santos. Saiba mais aqui.

Fotos: Anamatra