7 de novembro de 2016

Ministro Ricardo Lewandowski recebe título de sócio honorário da Amatra IX

Foz do Iguacu - PR - 28/10/2016 - Encontro dos Magistrados da Justica do Trabalho do Parana realizado pela Amatra com a presença do presidente do STF, Ministro Ricardo Lewandowski e o presidente do TRT9, Desembargador Arnor Lima Neto.  Foto: Jason Silva
Frederico Mendes Junior, Arnor Lima Neto, Ricardo Lewandowski, Paulo Boal, Germano Siqueira e Patrícia Panasolo

“Eu sou um dos ‘juízecos’ brasileiros e tenho muito orgulho da minha profissão, a qual me permitiu conhecer amigos, moldar a minha vida e meus princípios, e participar do movimento associativo”, destacou o presidente da Amatra IX, Paulo da Cunha Boal, na cerimônia de abertura do Encontro Anual dos Magistrados do Trabalho do Paraná, no dia 28 de outubro, em Foz do Iguaçu. O evento contou com a presença de mais 200 pessoas, entre associados, familiares e convidados.

ministroO dirigente deu as boas-vidas aos participantes, ressaltando “a importância da realização do evento para a troca de ideias e do congraçamento em um momento político difícil para a Magistratura”. Boal também agradeceu a presença dos palestrantes que prontamente aceitaram o convite da Associação, em especial o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que na oportunidade foi homenageado com o título de sócio honorário da entidade.

Ao saudar os participantes do encontro, o presidente do TRT da 9ª Região, desembargador Arnor Lima Neto, registrou a pronta reação do ministro Ricardo Lewandowski, ainda em dezembro de 2015, quando divulgados os severos cortes orçamentários da Justiça do Trabalho para 2016, “comprometendo de modo sombrio o pleno funcionamento das Varas e Tribunais e o atendimento à população”.

O desembargador enalteceu o ministro pelo reconhecimento da desproporção do corte diferenciado para a Justiça do Trabalho, por meio da convocação de sessão plenária extraordinária do Conselho Nacional de Justiça, que resultou em nota técnica solicitando a revisão das restrições orçamentárias.

Fechando a solenidade, o presidente da Anamatra, Germano Siqueira, apresentou rapidamente um panorama da atuação da entidade. “O cenário é bastante complicado, especialmente no Congresso Nacional, onde teremos duros embates até o final do ano, mas estamos mobilizados e seguimos atentos às matérias de interesse da Magistratura do Trabalho e do Poder Judiciário”, disse Siqueira.

Também compuseram a mesa de abertura do Encontro Anual da Amatra IX os presidentes da Amapar, Frederico Mendes Júnior, e da Apajufe, Patrícia Helena Daher Lopes Panasolo, além do ministro Ricardo Lewandowski.

Conjuntura Atual do Poder Judiciário

painel
Paulo Schmidt, Ricardo Lewandowski e Rodrigo Clazer

O painel de abertura foi presidido pelo diretor Cultural da Amatra IX e diretor da Ematra-PR, Rodrigo da Costa Clazer, com palestras do ministro Ricardo Lewandoski e do juiz titular da 20ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, Paulo Luiz Schmidt, que discorreram sobre a “Conjuntura atual do Poder Judiciário”.

O ministro, que já presidiu o Tribunal Superior Eleitoral, e até poucos meses estava à frente do Conselho Nacional de Justiça e do STF, analisou os desafios significativos para a gestão estrutural do Poder Judiciário, elencando o conjunto de temas intrincados que têm sido decididos em sede de repercussão geral.

Lewandowski também salientou o papel constitucional do magistrado. “Nós somos membros de um Poder da República, portanto somos agentes políticos, e não servidores públicos comuns, por mais honroso que isso seja. Logo, para reagir aos acontecimentos precisamos nos posicionar, não de forma político-partidária, mas a partir de uma visão global”, ressaltou o ministro.

Segundo Lewandowski, o atual cenário pede união. “Para manter a unidade e as conquistas que obtivemos, como a questão da democracia interna, dirigentes dos Tribunais e dirigentes associativos não podem se dissociar, precisam enfrentar unidos os desafios que se avizinham”, frisou o ministro ao encerrar a palestra.

O juiz titular da 20ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, Paulo Luiz Schmidt, por sua vez, compartilhou um pouco da experiência como juiz auxiliar da Presidência do STF. “Tive a honra de ter sido o primeiro a desempenhar o papel de interlocutor político à frente desse importante cargo”, revelou o magistrado, que anteriormente presidiu a Anamatra (2013-2015).

Processo Eletrônico

O ex-presidente da Amatra IX, Bráulio Gabriel Gusmão, que há pouco deixou o cargo de juiz auxiliar da Presidência do CNJ, apresentou um relatório das atividades desenvolvidas pelo órgão, nos últimos dois anos, com o objetivo de aprimorar o Processo Judicial Eletrônico. O magistrado, que esteve à frente do PJe 2.0, discorreu sobre as etapas e melhorias implantadas no sistema, incluindo as ferramentas escritório digital e audiência digital. “Todo o nosso trabalho foi concebido e executado pensando na melhoria da qualidade de vida e de trabalho dos magistrados”, disse Gusmão.

Homenagens

homenagens
Bráulio Gusmão, Ricardo Lewandowski e Paulo Schmidt

Ao final do painel de abertura, o presidente da Amatra IX, Paulo da Cunha Boal, conferiu o título de associado honorário ao ministro Ricardo Lewandowski, conforme deliberação da Assembleia Geral Extraordinária realizada dia 26 de agosto. Os outros dois palestrantes da noite também foram homenageados pela Amatra IX. O vice-presidente da Fabrício Nogueira entregou a placa ao juiz Paulo Schmidt, enquanto o associado Bráulio Gusmão recebeu a homenagem das mãos do diretor de Prerrogativas e Reivindicações, José Aparecido dos Santos.

Eleições AMB

A convite da Diretoria da Amatra IX, os candidatos à Presidência da AMB, Jayme Martins de Oliveira Neto (Chapa 1) e Gervásio Protásio dos Santos Júnior (Chapa 3), tiveram a oportunidade de expor suas propostas de gestão para os associados da Amatra IX.  Cada candidato teve 15 minutos para relatar seus projetos, especialmente em relação à participação dos juízes do Trabalho nas pautas de atuação da AMB e de assuntos relacionados à Justiça do Trabalho.

Curso de Fotografia

oficina_fotografia

O encontro ainda contou com uma Oficina Básica de Fotografia, ministrada pela supervisora dos Cursos de Fotografia e Artes Visuais do Centro Europeu, Tânia Buchmann. O curso enfocou na melhoria das técnicas de fotos do dia-a-dia ou em viagens, com celulares ou câmeras digitais compactas.