19 de setembro de 2018

Magistrados são homenageados no 42º aniversário do TRT-PR

 

A presidente da Amatra IX, Camila Gabriela Greber Caldas, prestigiou a cerimônia de comemoração dos 42 anos de instalação do TRT da 9ª Região. A solenidade, realizada na sexta-feira (14/9), foi marcada pela entrega da comenda da Ordem do Mérito das Araucárias e pela homenagem aos magistrados e servidores que completaram 25 anos de dedicação à Justiça do Trabalho do Paraná.

Na oportunidade, a desembargadora presidente, Marlene T. Fuverki Suguimatsu, ressaltou que o valor da instituição se constrói com a dedicação das pessoas ao Direito do Trabalho, ressaltando o papel de magistrados, advogados, procuradores, acadêmicos e servidores. “As homenagens prestadas na noite de hoje expressam exatamente o nosso reconhecimento e agradecimento, por seus feitos particulares, suas ações, sua cooperação, sua dedicação e seu respeito”, reconheceu.

A desembargadora também recordou que, desde que foi fundado, em 17 de setembro de 1978, o Tribunal sempre soube se adaptar às inúmeras mudanças tanto sociais, quando jurídicas, quanto tecnológicas. “À época da instalação do Regional, o papel era recurso que fazia parte do cotidiano. Essa talvez tenha sido a mais profunda mudança – do material para o virtual – que já superamos”, lembrou.

O certificado do Jubileu de Prata foi entregue a 152 servidores e magistrados, entre eles os associados Daniel Rodney Weidman, Janete do Amarante, Marcus Aurélio Lopes, Mauro César Soares Pacheco, Angela Neto Roda, Lisiane Sanson Pasetti Bordin, Reginaldo Melhado e Silvana Souza Netto Mandalozzo.

Foram condecorados com a medalha da Ordem do Mérito das Araucárias este ano os magistrados aposentados Alberto Manenti, Gabriel Zandonai, Nacif Alcure Neto, Paulo Afonso Miranda Conti, Rubens Edgard Tiemann, Teresinha Salete Adamshuk, Zeno Simm e José Aparecido dos Santos. Também receberam a comenda os advogados Aldacy Rachid Coutinho, José Lúcio Glomb, Geraldo Roberto Corrêa Vaz da Silva, Jorge Hamilton Aidar, os quais têm longa atuação junto à Justiça do Trabalho do Paraná.

SEMANA INSTITUCIONAL

A Amatra IX promoveu dois eventos de congraçamento durante a 8ª edição da Semana Institucional da Magistratura do TRT do Paraná. Na terça (11/9), os associados participaram de happy hour no restaurante Bobardí, que contou com a presença de cerca de 100 magistrados. Na quarta (12), a confraternização foi realizada no The Oak Wine & Beer, também com expressiva participação dos associados. O álbum de fotos está disponível na área restrita.

A programação da Semana Institucional, organizada pela Escola Judicial, contemplou palestras de renomados juristas, reflexões e debates sobre a Lei 13.467/2017. “Os magistrados já são preparados e possuem o conhecimento. Para vivenciar o cotidiano de sala de audiência, a pessoa tem que ser preparada. O papel da Escola é dar subsídios e direcionar esse conhecimento”, afirmou o diretor da unidade acadêmica, desembargador Cássio Colombo Filho, ao enfatizar a importância da troca de ideias.

“Registro os nossos elogios a todos que participaram da organização da 8ª Semana Institucional, especialmente pela qualidade das palestras, pela forma de debate proposta, pela grande quantidade de juízes envolvidos e por oportunizar a participação de uma magistrada aposentada, demonstrando que os colegas aposentados podem e têm muito a contribuir com o Tribunal”, afirma a presidente da Amatra IX, Camila Greber Caldas.

Para os debates nesta edição, a Escola Judicial dividiu o conteúdo pedagógico em módulos liderados por tutores/coordenadores de salas, divididos em cinco macro temas: reflexos das alterações processuais e audiência; direito intertemporal e remuneração; negociado e legislado; honorários de sucumbência e justiça gratuita; jornada de trabalho. O resultado das discussões, com sugestões de soluções em relação aos temas do cotidiano de magistrados, foi apresentado na plenária que encerrou o evento.