14 de dezembro de 2021

Luiz Fernando Coelho toma posse na Academia Brasileira de Letras Jurídicas

O filósofo e jurista Luiz Fernando Coelho, catarinense radicado em Curitiba, professor aposentado da Universidade Federal do Paraná, é o novo integrante da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, para a qual foi eleito por unanimidade em setembro. Ele tomou posse na quinta-feira, 9, em cerimônia telepresencial.

Luiz Fernando Coelho é pai do juiz Luciano Augusto de Toledo Coelho, associado e diretor da Amatra IX. Autor, entre outros títulos, do clássico Teoria Crítica do Direito, passou a ocupar a cadeira 31 da Academia, que estava vaga desde 2020, quando morreu, aos 90 anos, o professor fluminense Theophilo de Azeredo Santos. O patrono é o pernambucano Joaquim Gondim Neto.

A Academia Brasileira de Letras Jurídica, fundada em 1975, é composta por 50 membros, entre eles Francisco dos Santos Amaral Neto, Zeno Veloso, Leonardo Greco, Claudia Lima Marques e Maria Sylvia Zanella di Pietro, os ministros do STF Gilmar Mendes, Luiz Fux e Edson Fachin, os ex-ministros do Supremo Carlos Ayres Britto e Carlos Mário Velloso, e o constitucionalista Ives Gandra da Silva Martins.

Fonte: Ascom TRT-PR