10 de março de 2021

Especialista em segurança digital fala sobre riscos e mecanismos de proteção

Como evitar ataques e golpes nos meios digitais? Em live realizada ontem (9/3) pelo canal da Amatra IX no YouTube, o professor de engenharia da computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Altair Olivo Santin, falou sobre o aumento dos crimes cibernéticos no país e elencou uma série de mecanismos de proteção.

Segundo Santin, é preciso investir em segurança digital para lidar com o problema, especialmente no caso dos aplicativos multiplataforma de mensagens. As práticas fraudulentas mais comuns, de acordo com o especialista, são os de invasão e roubo de informações para ganho financeiro. “Mesmo pessoas instruídas, bem informadas, são vítimas por conta de situações que nos cercam no dia a dia”, disse.

O professor observou que há um número cada vez maior de pessoas trabalhando em casa, acessando arquivos e ambientes corporativos a partir de redes domésticas, o que pode gerar vulnerabilidades, em maior ou menor grau, relacionadas à segurança digital. “É importante que as ferramentas eletrônicas de trabalho sejam diferentes das de uso pessoal”, pontuou.

Entre outros assuntos, o convidado, que é líder do grupo de CiberSegurança e Privacidade do CNPq, comentou a respeito do vazamento de dados e a relevância da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, bem como a importância da utilização de um conjunto de medidas para proteger informações e preservar a privacidade.

O evento foi promovido em parceria com a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) e da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe).