29 de maio de 2019

Seminário Internacional sobre Igualdade de Gênero nas Instituições acontece em Curitiba dia 14 de junho

Acontece em Curitiba, no dia 14 de junho, o Seminário Internacional sobre Igualdade de Gênero nas Instituições. O evento ocorrerá no Plenário do TRT da 9ª Região e contará com palestras da ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Miranda Arantes, e da conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Maria Tereza Ullie Gomes.

A organização do seminário é do Grupo Interinstitucional de Estudos de Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por e-mail (inscricoes@trt9.jus.br), informando o nome completo e documento de identificação. O evento é destinado a magistrados, servidores, advogados e estudantes, até o limite de vagas.

A ministra Delaíde Miranda Arantes integrará o primeiro painel, ao lado da advogada sênior da International Bar Association, Veronica Hinestroza, com abordagem do tema “A mulher no espaço de trabalho”.

O segundo painel, intitulado “Representatividade institucional feminina”, terá como expositoras a integrante do Comitê Latino-Americano e do Caribe de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, Sandra Lia Leda B. Barwinski, e a diretora da Faculdade de Direito da UFPR, Vera Karam de Chueri.

A desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça da Bahia e ex-ministra de Direitos Humanos, Luislinda Valois, e a advogada e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PR, Silvana de Oliveira Niemczewski, participarão do terceiro painel, que abordará a discriminação de raça e gênero nas instituições.

O quarto painel, que encerrará o seminário, terá como tema “Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público”. A análise será da conselheira Maria Tereza Uille Gomes e da procuradora Maria Gabriela Manssur, da Mulher Associação Paulista do Ministério Público.

A programação pode ser acessada aqui. 

Grupo – O Grupo Interinstitucional de Estudos de Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público é composto por representantes do Ministério Público do Paraná (MP/PR), Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) Ministério Público do Trabalho (MPT/PR), Justiça Federal do Paraná (JF/PR), Tribunal Regional do Trabalho (TRT/PR), Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Associação dos Juízes Federais do Paraná (Apajufe), Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra IX).

Serviço:
Seminário Internacional sobre Igualdade de Gênero nas Instituições
Data: 14 de junho de 2019
Horário: 13h30 às 18h30
Local: Plenário do TRT da 9ª Região – Al. Dr. Carlos de Carvalho, 528, Curitiba – PR
Inscrições: Gratuitas (inscricoes@trt9.jus.br)
Público-alvo: magistrados, servidores, advogados e estudantes