13 de março de 2017

Igualdade de gênero nas carreiras jurídicas é tema de evento em homenagem ao Dia da Mulher

Vera Karam, Paulo Boal, Patrícia Panasolo e Sônia Regina de Castro

A Amatra IX, a Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) e Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) promoveram na manhã de sexta-feira (10/3), em Curitiba, um bate-papo com acadêmicos de Direito e magistrados sobre a igualdade de gênero nas carreiras jurídicas. O encontro foi realizado no Salão Nobre no Prédio Histórico da UFPR em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O evento contou com a presença da vice-presidente do TRT do Paraná, desembargadora Marlene Terezinha Fuverki Suguimatsu. Em sua intervenção, a magistrada abordou os processos históricos que resultaram na inferiorizarão do universo feminino e destacou a luta pelo reconhecimento do papel da mulher na sociedade, em especial no mercado do trabalho atual.

“Na linha da terceira onda dos movimentos feministas, que iniciou por volta de 1990, a promoção da igualdade de gênero passou a ser relacionada com várias outras questões. Hoje, a luta é para que as mulheres sejam naturalmente reconhecidas como sujeitos de direito capazes de contribuir com o progresso da humanidade em todos os campos”, afirmou a desembargadora Marlene Suguimatsu.

Leda de Oliveira Pinho, juíza federal aposentada, acredita que as marcações entre o universo feminino e masculino começam de maneira subjetiva na infância e que é preciso refletir sobre esse problema. “Infelizmente, ainda há quem pense que uma mulher não pode assumir uma vara criminal, por exemplo. Por isso a importância deste evento voltado para a troca de experiências, com a presença de mulheres que contribuíram para diminuir significativamente a diferença entre os sexos na área jurídica”, ressaltou.

“Não fui a primeira, mas ajudei a abrir muitas portas para as mulheres na Magistratura”, frisou Conchita Toniollo, desembargadora aposentada do TJPR, que quebrou paradigmas quando decidiu seguir carreira jurídica. Ela formou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1964 e, dois anos mais tarde, tornou-se uma das primeiras juízas de Direito no Paraná.

Também participaram do evento a diretora do setor de Ciências Jurídicas, Vera Karam – primeira mulher a assumir o cargo na história da universidade -, e a desembargadora Sônia Regina de Castro, do Tribunal de Justiça do Paraná, que representou a Amapar no encontro, além da presidente da Apajufe, Patrícia Lopes Panasolo, do presidente da Amatra IX, Paulo da Cunha Boal, e da associada Teresinha Salete Adamshuk, juíza aposentada e terceira mais antiga da Justiça do Trabalho do Paraná.