18 de junho de 2019

Igualdade de gênero é tema de seminário internacional no TRT-PR

A igualdade de gênero dentro das instituições brasileiras foi tema de seminário internacional realizado na última sexta-feira (14/6), no Plenário do TRT da 9ª Região. O evento foi organizado pelo Grupo Interinstitucional de Estudos sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público, do qual a Amatra IX é integrante.

“O evento encerrou um ciclo importante para o nosso grupo de estudos, que tem por objetivo principal repensar o nosso papel, como mulheres, dentro das instituições e associações paranaenses. O nosso trabalho, ainda inicial, já foi reconhecido inclusive em premiações nacionais, e os primeiros passos indicam que estamos no rumo certo”, avaliou a presidente da Amatra IX, Camila Gabriela Greber Caldas.

O primeiro painel de discussões do seminário abordou a questão da mulher no espaço de trabalho e contou com a presença da ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho, e da advogada Verônica Hinestroza, que palestrou de Bogotá, Colômbia, via Skype.

Sob a perspectiva da representatividade institucional feminina, as painelistas Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski, co-coordenadora do Comitê Latino-Americano e do Caribe de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, e Vera Karam de Chueiri, diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, promoveram a segunda rodada de discussões.

A programação incluiu, ainda, palestras da desembargadora aposentada Luislinda Dias de Valois Santos e da advogada Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski, que propuseram um debate sobre a discriminação de raça e gênero nas instituições.

O tema central do evento pautou o último painel, com participação da promotora de Justiça Maria Gabriela Prado Manssur, e da conselheira Maria Tereza Uille Gomes, do Conselho Nacional de Justiça, que também abordou a implementação da agenda 2030 no Poder Judiciário.

O seminário foi transmitido ao vivo pelo Youtube. Confira na íntegra:

Para ver mais fotos do evento, acesse o Flickr do TRT-PR aqui.

Grupo Interinstitucional

Criado em 2017 com o objetivo de identificar a realidade das instituições participantes nas questões de gênero, o Grupo Interinstitucional é composto por integrantes do Poder Judiciário (TRT-PR, Tribunal de Justiça do Paraná e Justiça Federal do Paraná), do Ministério Público (Estadual, Federal e do Trabalho) e respectivas associações (Amatra IX, Amapar, Apajufe, ANPT e APMP).

 

 

 

 

 

 

(Com informações e fotos do TRT-PR)