15 de junho de 2018

Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero reúne-se com a governadora do Paraná

A presidente da Amatra IX, Camila Gabriela Greber Caldas, acompanhou o Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público em visita à governadora Cida Borghetti, na tarde de quarta-feira (13/6), no Palácio Iguaçu. As representantes do grupo entregaram à governadora dois documentos que tratam da garantia de políticas públicas de fomento à igualdade de direitos entre homens e mulheres no poder público. O encontro também contou com a presença da associada Suely Filippetto.

“Temos o dever em avançar nas políticas públicas de atenção às mulheres”, disse a governadora. “O Paraná pode ser protagonista de uma história de sucesso. Estamos do mesmo lado para priorizar a participação efetiva da mulher em todas as áreas”, declarou Cida Borghetti ao lembrar que é a primeira mulher a governar o Estado.

Um dos documentos trata da garantia da representatividade igualitária de mulheres em comissões, conselhos e bancas de concursos. O outro foi direcionado pelo Conselho Nacional de Justiça para a elaboração de legislação que estabeleça a participação efetiva da mulher, bem como a criação de políticas públicas igualitárias. Os ofícios, informou a governadora, serão enviados para análise da Casa Civil.

Reunião na APMP

No último dia 7, o Grupo Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público reuniu-se na sede administrativa da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), em Curitiba. O encontro contou com a presença da conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, da presidente da Amatra, Camila Gabriela Greber Caldas, e das associadas Vanessa Karam de Chueiri Sanches e Suely Filippetto.

Dando prosseguimento à pauta da reunião anterior (25 de abril), as representantes conversaram sobre o evento internacional de Igualdade de Gênero, com indicação de participação da secretária executiva da Comissão Interamericana de Mulheres (CIM) na OEA, Carmen Moreno ToscanoTambém comentaram a respeito da iniciativa do I Encontro do Movimento Nacional das Mulheres do Ministério Público, que ocorrerá no dia 30 de junho, em São Paulo. Trataram, ainda, de projetos legislativos afetos a igualdade de gênero e sobre a proposição de políticas públicas e de gestão relacionadas ao tema.

Composição –  O Grupo de Estudos Interinstitucional é composto por representantes do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério Público Federal no Paraná, Justiça Federal do Paraná, Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região, Associação dos Juízes Federais do Paraná, Associação Paranaense do Ministério Público e Associação dos Magistrados do Paraná.

(Com informações e fotos da Ascom APMP e Agência Estadual de Notícias)