8 de janeiro de 2018

Grupo de Estudos Interinstitucional de Gênero promove reunião estratégica para ações de 2018

Em dezembro, o Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e no Ministério Público reuniu-se no Tribunal de Justiça do Paraná para alinhar estratégias e estabelecer critérios de pesquisa, para aferir e comparar estatisticamente o desenvolvimento de diversos temas de interesse das instituições participantes, consolidando política de participação igualitária de gênero.

Criado em junho de 2017, o Grupo que agrega entidades que compõem o sistema de Justiça paranaense, já originou iniciativas como palestras e visitas técnicas, que contribuem para a concretização do objetivo de melhorar os índices de igualdade entre homens e mulheres nas administrações institucionais.

Em 2018 haverá ênfase na promoção prática e ampliação da equidade feminina nas estruturas de administração superiores, em bancas de concursos, e nas três etapas das carreiras: ingresso, provimento/progressão e posições de decisão/administração. Assim, as representações do Grupo de Estudos se comprometeram a designar responsáveis por levantamento de dados e acompanhamento constante de concurso de ingresso de novos membros desde as inscrições, municiando de informações relevantes e padronizadas o levantamento estatístico compartilhado. Para estabelecer o padrão de fornecimento de dados e análise estatística, efetivando a pesquisa, será encaminhado questionário com indicações mínimas em dados coincidentes nas estruturas e carreiras.

O Grupo de Estudos Interinstitucional é composto por representantes do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério Público Federal no Paraná, Justiça Federal do Paraná, Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra IX), Associação dos Juízes Federais do Paraná (Apajufe), Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar).