4 de agosto de 2008

Diretora da Amatra IX acompanha pagamento de acordo coletivo de 2,5Mi em Guarapuava

Na tarde de quinta-feira (30), a diretora de Prerrogativas e Reivindicações da Amatra IX, Marieta Jesusa da Silva Arretche, acompanhou o cumprimento da primeira parte do Acordo Coletivo no valor de 2,5 milhões de reais a título de indenização por dano moral coletivo em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná contra a empresa GVA/Madeirit, localizada em Guarapuava.

O pagamento foi revertido na doação de bens para a Fundação de Bem-Estar do Menor de Guarapuava, sendo dez microcomputadores, três impressoras, uma antena parabólica, dez televisores de vinte polegadas, dez máquinas de lavar roupas, dez máquinas de secar roupas e mais a quantia de 50 mil reais em dinheiro.

Também estiveram presentes no ato da entrega dos bens o juiz Mauro Cesar Soares Pacheco, titular da 1ª Vara do Trabalho de Guarapuava, a juíza de Direito e diretora do Fórum da Comarca de Guarapuava Christine Kampmann Bittencourt e a procuradora do Trabalho da 9ª Região Mariana Flesh Fortes.

HISTÓRICO
A indústria GVA/Madeirit desrespeitava direitos essenciais dos funcionários, como o pagamento de salários, o recolhimento previdenciário e das verbas rescisórias. Em agosto de 2006, logo após assumir a titularidade da 2ª Vara do Trabalho de Guarapuava, a diretora da Amatra IX, em decisão fundamentada nos princípios constitucionais, em especial o da dignidade da pessoa humana, decretou a intervenção na empresa Madeirit S.A. A juíza decidiu pelo afastamento dos diretores da administração  da empresa, tornando indisponíveis todos os bens. A decisão da VT foi mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.

O acordo proposto pela magistrada, no último dia 20 de maio, estipula que o valor da indenização seja revertida em bens à entidades sociais do município. Outra exigência do acordo é que sejam doadas, como parte da indenização, ambulâncias a alguns municípios da região (Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Turvo), além de uma UTI móvel e equipamentos de saúde para Guarapuava.

 

 

(Giselle Brisk)
AMATRA IX
Assessoria de Comunicação
(41) 3223.8734 / (41) 8867.7142
imprensa@amatra9.org.br