17 de julho de 2008

Diretor da Enamat fala sobre a formação inicial e ética na EAJ

24/03-08 – No dia 18 de abril, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Carlos Alberto Reis de Paula, diretor da Enamat, proferiu palestra sobre “As Escolas Judiciais e a ética do magistrado” para um auditório lotado na Escola de Administração Judiciária do TRT-PR.

Na conferência, fez um histórico e falou sobre a importância das escolas da Magistratura para o Poder Judiciário brasileiro. Em todo o país já existem 22 escolas judiciais, 13 escolas associativas e uma fundação – todas com o objetivo principal oferecer formação complementar para os magistrados em início de carreira.

Segundo o ministro, é preciso desmitificar a crença de que o juiz crescerá com o exercício da judicatura. “O magistrado deve estar em formação continuada e não pode ser apenas um ser que profere sentenças”, disse.  Para ele, o magistrado ao ingressar na carreira torna-se agente de um Estado que consagra a cidadania como bem maior. “Ao desempenhar uma missão pública o juiz não pode viver isoladamente. Ele é humano e precisa conhecer a realidade e ter espaço na sociedade”, ponderou.