8 de março de 2021

Dia Internacional da Mulher: presidente da Anamatra fala sobre representatividade, associativismo e pandemia

“Representatividade, associativismo e pandemia” foi o tema evento telepresencial promovido pela Amatra IX, na noite desta segunda-feira (8/3), em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença da presidente da @anamatraoficial, juíza Noemia Porto.

Em formato de roda de debates, sob a condução presidente da Amatra IX, Roberto Dala Barba Filho, Noemia Porto dialogou com dirigentes e associadas paranaenses sobre os desafios contemporâneos impostos às mulheres, em especial as magistradas que trabalham pelo fortalecimento da Magistratura e pelo aperfeiçoamento do Judiciário.

“O retrato da mulher como heroína é um estereótipo sobre o qual precisamos refletir. Isso impõe às mulheres uma carga injusta para seguirem vivendo. Entre mulheres heroínas e homens hostis ou infantilizados, precisamos construir um caminho de relações verdadeiramente igualitárias que beneficiarão a todos”, frisou Noemia Porto na abertura do evento.

O debate abordou diversos temas, como o processo decisório no âmbito do Conselho de Representantes da Anamatra durante a pandemia, a participação feminina no movimento associativo, a valorização do tempo de Magistratura (ATS/VTM), licença-maternidade x licença-maternidade no Judiciário, e a Resolução nº 376 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tornou obrigatório o emprego obrigatório da flexão de gênero no Poder Judiciário nacional, entre outras questões.

Participaram da roda de conversa a diretora Cultural da Amatra IX, Nancy Mahra de Medeiros Nicolas Oliveira, a diretora de Aposentados da Amatra IX, Neide Consolata Folador; a conselheira Fiscal da Amatra IX, Gabriela Macedo Outeiro; a ex-presidente da Amatra IX, Camila Gabriela Greber Caldas, a integrante da Comissão Permanente Anamatra Mulheres, Vanessa Karam de Chueiri Sanches; e juíza auxiliar da Corregedoria do TRT-PR, Edilaine Stinglin Caetano.