1 de dezembro de 2021

Desembargador Eduardo Gunther é o novo membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas

Cerimônia de posse acontece nesta quarta-feira (1º/12) no Plenário do TJ-PR

O desembargador Luiz Eduardo Gunther, ex-presidente da Amatra IX, foi eleito membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. O magistrado irá ocupar a 23ª Cadeira, cujo patrono é Laertes de Macedo Munhoz, e que era ocupada pelo jurista René Ariel Dotti, falecido este ano. A cerimônia de posse acontece nesta quarta-feira (1º/12), às 17h30, no Plenário do Tribunal de Justiça do Paraná.

“Fazer parte da Academia é uma aspiração de quem se dedica ao Direito, ao Ensino Jurídico”, afirma o desembargador Luiz Eduardo Gunther. “Através do diálogo entre confreiras e confrades, debates e pensamento plural, constrói-se uma ideia de um Direito paranaense, em suas diversas vertentes. O prestígio da Academia auxilia seus integrantes a divulgarem seus trabalhos, suas pesquisas e seus projetos, e a serem partes da segurança jurídica e previsibilidade desejadas pela Sociedade Paranaense”, completa.

Há 34 anos na Magistratura, Luiz Eduardo Gunther é professor de Direito, tem dezenas de obras publicadas, tanto na condição de autor quanto na de organizador e tradutor. O livro de maior repercussão é “A OIT e o Direito do Trabalho no Brasil”, publicado pela Editora Juruá. Além de textos jurídicos, sua obra abrange também a poesia e o teatro.

É comendador da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Superior do Trabalho (TST), membro eleito da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, associado do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e do Centro de Letras do Paraná, e integra o Conselho Editorial do Instituto Memória Editora, Editora Juruá e Consiter. Como diretor da Escola Judicial do TRT-PR foi responsável pela criação e implantação da Revista Eletrônica, em 2011. A publicação já tem mais de 100 edições (mensais e temáticas), ultrapassando a marca de um milhão de acessos.

A Amatra IX parabeniza o seu ex-presidente e professor da Ematra-PR pelo merecido reconhecimento alcançado, motivo de orgulho para a comunidade jurídica paranaense.

Sobre a APLJ

A Academia Paranaense de Letras Jurídicas é uma associação civil, fundada em 1998 e formada por 40 acadêmicos bacharéis em Direito. Sua finalidade essencial é o estudo e a discussão desta área do saber. Promove a publicação de artigos, revistas e livros, bem como a realização de debates e eventos. Atualmente, é presidida pelo desembargador Clayton Maranhão, do TJ-PR.