22 de junho de 2018

Amatra IX participa de reunião do CR da Anamatra com conselheiros do CNJ

A presidente da Amatra IX, Camila Gabriela Greber Caldas, participou de reunião do Conselho de Representantes da Anamatra, na quarta-feira (20/6), com a presença dos conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Henrique Ávila e Maria Tereza Uille Gomes. O encontro centrou-se na defesa da valorização da Magistratura.

Em sua intervenção, Maria Tereza falou do compromisso do Brasil com a Agenda 2030 da ONU e defendeu um novo arranjo para as metas de indicadores do CNJ de modo que reflitam a realidade do Poder Judiciário. “As metas não são consideradas, por exemplo, a fim de conceder o selo aos tribunais”, criticou.

A conselheira também defendeu um mecanismo permanente de valorização da carreira da Magistratura que sane o problema da defasagem do subsídio. Nesse aspecto, apresentou diversas alternativas que “seriam um novo marco para o sistema remuneratório”. Maria Tereza também falou sobre os regimes de previdência e respondeu perguntas da presidente da Amatra IX sobre migração para o Funpresp-Jud e eventuais alterações da legislação da previdência complementar.

O conselheiro Henrique Ávila falou da importância dos magistrados para o país. “Nos momentos de crise, a Magistratura ganha um grande protagonismo natural porque é dela a missão de substituir a vontade das partes num conflito social”, afirmou. Henrique Ávila também manifestou preocupação com a desvalorização da carreira e necessidade de recomposição dos subsídios. “A Magistratura precisa ser bem remunerada”, defendeu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Com informações e fotos da Anamatra)