8 de agosto de 2022

Cassio Colombo Filho é homenageado com retrato na Galeria de Diretores da Escola Judicial do TRT-PR

O coordenadora da EJ, juiz Luciano Coelho, o diretor da EJ, desembargador Aramis de Souza Silveira, o desembargador aposentado Cassio Colombo Filho, a presidente do TRT-PR, desembargadora Ana Carolina, e o presidente da Amatra IX, juiz Felipe Calvet

Foi realizada, na manhã de sexta-feira (5/8), a cerimônia de aposição do retrato desembargador aposentado Cassio Colombo Filho na Galeria de Diretores da Escola Judicial do TRT-PR (biênio 2017-2019). O evento contou com a presença do presidente da Amatra IX, juiz Felipe Augusto de Magalhães Calvet.

“Em 30 anos da minha vida, este foi um dos momentos mais importantes. Claro, há os momentos familiares, mas na minha vida profissional a Escola Judicial foi o meu apogeu, pois eu era um juiz dirigindo uma escola de juízes, uma tamanha responsabilidade”, declarou o desembargador aposentado na ocasião.

Juntamente com a homenagem, Cassio Colombo Filho proferiu a palestra Formação de Precedentes e Colegialidade Corretiva – Caminhos e Descaminhos, na qual analisou a formação da jurisprudência no ordenamento jurídico brasileiro a partir da comparação com o common law estadunidense.

O magistrado aposentado é natural de São Paulo (SP). Sua vida acadêmica iniciou-se com a graduação em Direito na Faculdade de Direito de São João da Boa Vista (1984), após iniciar o curso na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele é especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP (1990) e em Teoria Crítica dos Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide (Sevilla/Espanha, 2011); também é mestre em Direitos Fundamentais e Democracia.

O início na Magistratura se deu em 1992, quando foi empossado como juiz do trabalho substituto do TRT da 9ª Região. No ano seguinte, em 5 de novembro, foi nomeado juiz presidente da então 2ª JCJ de Foz do Iguaçu. Em 10 de outubro de 2012, foi empossado como desembargador federal do Trabalho. Foi presidente da 2ª Turma e compôs as 1ª, 3ª e 6ª Turmas, além da Seção Especializada. Presidiu ainda a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – Gestão Documental, Memória e Acervo. Integrou as comissões de Acessibilidade, de Regimento Interno, e foi representante da Região Sul na Comissão Nacional de Efetividade de Execução.

Atualmente, Cassio Colombo Filho dedica-se à advocacia e ao magistério em nível de pós-graduação.

Com informações da Ascom TRT-PR/ Foto: Jason Silva