17 de julho de 2008

Associados participam do 1º Congresso de Carreiras Jurídicas

27/06/08 – Cerca de 100 juízes do trabalho de várias regiões do Brasil participaram do 1º Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado – evento promovido entre os dias 10 e 13 de junho pela Advocacia-Geral da União, com o objetivo de aprimorar e desenvolver os meios de produção, gestão e difusão do conhecimento técnico judiciário.

 

Do Paraná, estiveram presentes a presidente do TRT-PR, desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista, a diretora Social da Amatra IX, Valéria Rodrigues Franco da Rocha, e os juízes Felipe Augusto de Magalhães Calvet, Márcia Frazão da Silva e Patrícia de Matos Lemos, vice-presidente de Assuntos Legislativos Trabalhistas da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

 

“O Congresso foi muito proveitoso, de grande amplitude, especialmente porque contou com participação de todas as carreiras jurídicas. Todas as oficinas abordaram temas interessantes nas mais diferentes áreas de atuação, inclusive a trabalhista”, conta a juíza Valéria.

 

Na tarde do segundo dia de evento, a juíza Patrícia de Matos Lemos participou como debatedora da oficina “Combate à corrupção e a atuação das carreiras jurídicas de Estado”. Em sua explanação, a magistrada relatou que a sociedade vê a morosidade como o principal problema do Judiciário, contribuindo para a corrupção. “Quando se fala em corrupção, a primeira associação feita é com a impunidade. E, certamente, a morosidade do Judiciário contribui para esta impunidade”, declarou.

 

A vice-presidente da AMB aproveitou a oportunidade para falar dos números divulgados em 2007 pela entidade, na campanha Juízes Contra a Corrupção. Segundo a pesquisa encomendada pela Associação, das 130 ações que tramitavam naquele ano no Supremo Tribunal Federal (STF), 44 eram relativas a crimes contra a Administração Pública. “Destas 130 ações, 52, ou seja, 40% estavam em tramitação e não houve nenhuma condenação”, explicou Patrícia. A magistrada completou: “Não se pode simplesmente culpar o Judiciário por esse quadro. Faltam informatização, servidores, condições de trabalho, e a Justiça brasileira continua ainda muito burocrática”. (com informações da AMB)

Resultados
A organização do Congresso de Carreiras Jurídicas pretende disponibilizar, no site do Congresso (www.carreirasjuridicas.com.br), uma videoteca e uma audioteca, inclusive com as conclusões das 20 oficinas temáticas realizadas nos dias 11 e 12 de junho. A próxima edição do evento acontecerá no ano de 2010, firmando periodicidade bienal.

(Giselle Brisk)
AMATRA IX
Assessoria de Comunicação
(41) 3223.8734 / (41) 8867.7142
imprensa@amatra9.org.br