17 de julho de 2008

Anamatra oferece curso na Itália

Estão abertas aos associados da Anamatra as inscrições ao curso de especialização “Master Direito e Processo no Trabalho nos Ordenamentos Italiano e Comunitário”, oferecido pela Libera Universitá degli Studio “S. Pio V” (Luspio) (http://www.luspio.it/), localizada em Roma (Itália). O curso ocorre no período de 14 de janeiro a junho de 2009, ao final do qual o mestrando deverá apresentar monografia conclusiva.
 
A oferta do curso é fruto de convênio assinado entre a Anamatra e a universidade italiana e visa possibilitar aos associados formação em nível de pós-graduação, com melhores condições de permanência em Roma, bem como proceder ao realinhamento de conteúdo didático. Na versão atual do curso é dado destaque às nuances específicas do Direito Sindical e, em particular, às questões relativas à contratação coletiva e ao pluralismo sindical.
 
O pedido de admissão e inscrição deverá ocorrer até o dia 22 de dezembro de 2008, devendo o candidato atentar para as normas exigidas. O pagamento do curso será feito na Itália depois que a instituição de ensino receber a confirmação de que atingiu o número de 15 alunos. O reembolso se dará em caso de não realização do Master por insuficiência de interessados inscritos.
 
Apesar da nomenclatura e do grau obtido com o curso na Itália, o diploma obtido não tem revalidação automática no Brasil. A Anamatra vem tentando obter a revalidação do título no Brasil, com possibilidade de convênio com universidade brasileira para que o associado cumpra créditos complementares para obtenção do diploma de mestrado.
 
O Master também está sendo disponibilizado aos procuradores do Trabalho mediante convênio similar com a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT).
 
As despesas com transporte, hospedagem e curso serão assumidas pelos inscritos. A Anamatra está montando cadastro provisório como forma de acompanhar a demanda dos interessados. O registro não implica em inscrição no curso nem gera direitos de qualquer natureza para o associado.
 
Os interessados em participar do curso devem enviar informações para o email convenios@anamatra.org.br, aos cuidados da Sra. Janaína Demboski.
Mais informações www.anamatra.org.br