4 de abril de 2017

Amatra IX rebate declarações do ministro Gilmar Mendes sobre o TST

NOTA DE REPÚDIO

A Associação dos Magistrados do Trabalho da 9 Região – AMATRA IX, entidade representativa de 256 juízes do Trabalho no Paraná, vem a público repudiar veementemente as recentes declarações do Excelentíssimo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, contra integrantes do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Lamenta a AMATRA IX que o eminente ministro não tenha o devido conhecimento sobre a honorabilidade dos ministros que integram o TST, proferindo insensatas agressões desprovidas de qualquer razoabilidade contra membros da Magistratura de um Tribunal Superior.

Diferentemente do que pensa Sua Excelência, o TST não é ‘aparelhado’ pelo Partido dos Trabalhadores. A forma de ingresso naquela Egrégia Corte, composta por 27 ministros nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, tal como no STF, tem expressa salvaguarda na Constituição Federal (art. 111), longe de qualquer orientação partidária.

A AMATRA IX se solidariza com os ministros do TST João Oreste Dalazen, Fernando Eizo Ono, Indalécio Gomes Neto e Luiz José Guimarães Falcão, magistrados de carreira de notável saber jurídico, cujas trajetórias de vida e profissional lhes conferem reputação ilibada e honradez moral, vez que passaram não somente pela sabatina parlamentar, mas pelo escrutínio dos jurisdicionados do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná e são motivo de orgulho a todos os juízes do Trabalho do nosso Estado.

Em um período tão conturbado da história do nosso País, a AMATRA IX lastima a postura desrespeitosa de Sua Excelência, ministro Gilmar Mendes, e rejeita suas irresponsáveis insinuações, que buscam unicamente depreciar a atuação e a importância da Justiça do Trabalho.

Curitiba, 4 de abril de 2017.

PAULO DA CUNHA BOAL
Presidente da AMATRA IX