Recuperar Senha

Amatra IX promove lançamento da obra “Reforma Trabalhista: um necessário olhar feminino”

16 de setembro de 2019 / 18:36

Mais de 100 pessoas prestigiaram o coquetel de lançamento da obra coletiva “Reforma Trabalhista: um necessário olhar feminino” (Ed. Tirant Lo Blanch), no dia 12 de setembro, na sede da Amatra IX. O evento contou com a presença de 15 autoras do livro, entre elas a presidente do TRT da 9ª Região, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu.

Sob coordenação das magistradas Ilse Marcelina Bernardi Lora e Angélica Candido Nogara Slomp e da servidora Alessandra Souza Garcia, o livro foi desenvolvido por um grupo feminino multidisciplinar, com o objetivo examinar os dispositivos da Lei nº 13.467/2017. Ao todo, a obra conta com artigos de 23 mulheres que atuam na Magistratura, no Ministério Público do Trabalho, na Advocacia e na Academia, sendo que 14 autoras são associadas da Amatra IX.

“As mulheres gradativamente vêm conquistando seu merecido espaço em todos os setores da comunidade jurídica. Com sua natural perspicácia, desenvolvida sensibilidade e apurado preparo técnico-jurídico, podem e devem contribuir para o aprimoramento do Estado Democrático de Direito, que tem dentre seus pilares fundamentais a dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho”, afirma a desembargadora Ilse Marcelina Lora.

Segundo a juíza Angélica Slomp, o título da obra nada tem de fortuito. “Reflete a orientação seguida por suas idealizadoras por ocasião da escolha dos temas e do direcionamento do convite às coautoras, que se destacam por sua firme atuação em defesa dos direitos sociais”, disse a magistrada ao contar que a ideia de elaborar o livro surgiu há um ano, durante os debates da 8ª Semana Institucional.

“O que almejamos é que a obra contribua para a harmonização pacífica e justa dos conflitos laborais, com preservação do núcleo essencial dos direitos fundamentais sociais e com o indispensável respeito ao princípio da proibição do retrocesso social”, ressalta a servidora Alessandra Garcia.

O evento de lançamento do livro contou com a presença de magistrados, servidores, membros do Ministério Público, amigos e familiares das autoras. Confira outras fotos: https://photos.app.goo.gl/NabTgtpDECDxXK2F9