30 de outubro de 2019

Amatra IX prestigia solenidade de ratificação de posse da desembargadora Ilse Marcelina Bernardi Lora

Solenidade também marcou a posse de seis novos juízes substitutos e a entrega do Jubileu de Prata a magistrados e servidores do TRT-PR

O TRT da 9ª Região realizou, na sexta-feira (25/10), sessão solene de ratificação de posse da desembargadora Ilse Marcelina Bernardi Lora. Promovida pelo critério de antiguidade, a magistrada foi nomeada no mês passado e passou a integrar o Tribunal em vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Eneida Cornel.

 “Asseguro-lhes que, nos mais de 27 anos de Magistratura de Primeiro Grau, em muitos momentos a coragem, e a certeza de que meus compromissos com a Justiça estavam acima de quaisquer pressões espúrias, foram determinantes para superar ataques de pessoas que não desejavam compreender que ao juiz incumbe aplicar a lei, sem privilégios e sem distinções ditadas pelas condições socioeconômicas ou destaques político- partidários”, declarou a nova desembargadora.

 Em nome da Amatra IX, o diretor de Prerrogativas e Reivindicações, Sandro Antonio dos Santos, registrou uma saudação especial à colega e associada, que foi sua professora na faculdade de Direito. “É em função de sua importância na minha história acadêmica e profissional que nossa presidente associativa, Camila Caldas, gentilmente cedeu-me este lugar de fala”, disse.

 O magistrado recordou uma dedicatória da desembargadora em um de seus livros. “Foi um chamado, que muito me inspirou na escolha da honrosa carreira de Magistrado do Trabalho. Agora, Ilse, tenho a alegria, em nome da Amatra e em nome pessoal, de retornar palavras no mesmo sentido: minhas especiais homenagens, e o desejo que continues abraçando a causa da Justiça do Trabalho com a mesma dedicação que já provaste em toda a tua carreira, disse Sandro Antonio dos Santos.

Novos juízes

Na mesma sessão, foram empossados seis novos juízes substitutos da 9ª Região da Justiça do Trabalho: Flávia Keiko Kimura, Mila Malucelli Araujo, Rafael Tanner Fabri, Cicero Pedro Ferreira, Otávio Augusto Constantino e José Antônio Faquin Alves.

“Celebramos hoje o grande dia, o tempo de retornar ao lar, à acolhida da família, o tempo de concretização de grandes projetos, de retomada e realização de sonhos pessoais e profissionais pausados, ainda não efetivados pelo tempo de espera”, disse Flávia Keiko Kimura ao discursar em nome dos colegas empossados, que chegam ao regional paranaense após processo de permuta.

Ao saudar a integração dos novos magistrados, o diretor de Prerrogativas e Reivindicações da Amatra IX, Sandro Antonio dos Santos, os convidou a participar do movimento associativo. “O exercício da Magistratura é solitário, pois as decisões, ainda que em órgãos colegiados, sempre dependem de ponderação individual. No entanto, a defesa das prerrogativas e direitos da magistratura não precisa e não deve ser solitária”, pontuou.

 O dirigente associativo ressaltou, ainda, que “é mediante a soma de esforços que os magistrados buscam proteger as prerrogativas e direitos que, embora se dirijam à carreira, são de interesse público, pois visam garantir a existência de um corpo de magistrados técnicos, seguros e independentes, que estudem e apliquem o Direito com a segurança e tranquilidade que a sociedade espera”.

Antes da solenidade de posse, os novos juízes foram recepcionados com um café de boas-vindas oferecido pela Amatra IX na sede da entidade. O evento contou com a presença de diretores e associados. Acesse aqui o álbum de fotos.

Jubileu de Prata
Durante a solenidade, o TRT realizou o Dia do Jubileu, comemoração tradicional para homenagear magistrados e servidores que completam 25 anos de atividade na instituição.

Entre os 80 homenageados deste ano estão os magistrados Bráulio Gabriel Gusmão, Giana Malucelli Tozetto, Jorge Luiz Soares de Paula, José Eduardo Ramos, Luciano Augusto de Toledo Coelho, Marcos Blanco, Marcos Vinicius Nenevê, Patrícia de Matos Lemos, Paulo da Cunha Boal, Sidnei Cláudio Bueno, Sidnei Lopes, Valéria Rodrigues Franco da Rocha, Waldomiro Antonio da Silva e Ziula Cristina da Silveira Sbroglio.

“Em relação a todos vocês, a Amatra IX registra a gratidão, pois esses 25 anos não foram somente de trabalho, mas também de participação na Associação, muitos inclusive em importantes cargos diretivos. Continuem firmes conosco”, disse o diretor de Prerrogativas e Reivindicações da Amatra IX, Sandro Antonio dos Santos, ao parabenizar os magistrados.

 A solenidade foi gravada e pode ser conferida na íntegra no canal do TRT no YouTube.

 

 

(Com fotos da Ascom TRT-PR)