6 de dezembro de 2021

Amatra IX prestigia posse dos novos dirigentes do TRT-PR

 

Presidente da Amatra IX, Juiz Roberto Dala Barba Filho

O presidente da Amatra IX, Roberto Dala Barba Filho, e diversos dirigentes da entidade prestigiaram, na sexta-feira (3/12), a solenidade de posse da nova Administração do TRT do Paraná para o biênio 2021-2023. A desembargadora Ana Carolina Zaina assumiu a Presidência da Corte, sucedendo o desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos.

O Tribunal também deu posse ao novo vice-presidente, desembargador Arion Mazurkevic, e ao novo corregedor regional, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur, além das desembargadoras Neide Alves dos Santos e Cláudia Cristina Pereira, que assumiram os cargos de ouvidora e vice-ouvidora, respectivamente.

Para a gestão da Escola Judicial do TRT-PR foram empossados o desembargador Aramis de Souza Silveira, no cargo de diretor, e a desembargadora Thereza Cristina Gosdal, na vice-direção, tendo como conselheiros os desembargadores Luiz Alves e Ilse Marcelina Bernardi Lora.

Entre outras autoridades, participaram da cerimônia o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), desembargador Luiz Osório Moraes Panza, o desembargador Telmo Cherem, também do TJ/PR, a procuradora do trabalho Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes, representando o Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR),  e a advogada Marilena Winter, eleita recentemente para presidir a OAB/PR e representando a instituição.

A solenidade pode ser conferida no canal oficial do TRT-PR no YouTube.

Desembargadora Ana Carolina Zaina

A desembargadora é natural de Curitiba. Graduou-se na Faculdade de Direito de Curitiba, atual UniCuritiba (turma 1984), com especialização em Direito do Trabalho pela UniBrasil (2004) e especialização em Economia do Trabalho pela Unicamp (2008). Em 2010, concluiu o mestrado em Direito Empresarial e Cidadania, também pela UniCuritiba.

Ela ingressou na carreira da magistratura do trabalho por concurso público de provas e títulos, sendo empossada juíza substituta em 1987, atuando na capital e no interior do estado. Em setembro de 1989, foi promovida à Presidência da então 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Cascavel, de onde foi removida, a pedido, para a 14ª JCJ de Curitiba. Mediante nova promoção, tomou posse em março de 2001 como desembargadora do TRT-PR.

A desembargadora Ana foi vice-diretora da Escola Judicial no biênio 2012–2013 e presidiu a Comissão de Responsabilidade Socioambiental de 2004 (ano em que foi instituída) até 2018.

Autora de vários artigos jurídicos, atuou como professora colaboradora nos cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Centro Universitário Curitiba, e dos cursos de graduação em Direito nas Faculdades Facinter (atual Uninter) e Universidade Tuiuti do Paraná. Integra a 2ª Turma do TRT-PR, sendo a atual presidente do Colegiado.

Desembargador Arion Mazurkevic
Curitibano, graduou-se na Faculdade de Direito de Curitiba, atual UniCuritiba (turma de 1987) e se tornou mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Começou a carreira na Justiça do Trabalho como servidor. Em 1990, aprovado em concurso público de provas e títulos, ingressou na magistratura do trabalho da 9ª Região, sendo empossado juiz substituto em 7 de maio. Foi promovido a juiz presidente da então 1ª JCJ de Cascavel, tendo sido removido, a pedido e sucessivamente, para as Varas do Trabalho de Jaguariaíva, de Paranaguá, 1ª de São José dos Pinhais, 6ª de Curitiba e 7ª de Curitiba.

Em 2002, tomou posse como desembargador do TRT-PR. Assumiu o cargo de ouvidor do TRT-PR entre 2011 e 2012. Exerceu, ainda, a presidência da Amatra IX e atuou como diretor da Escola Judicial do Regional no biênio 2016–2017. Integra a 3ª Turma do TRT-PR, sendo, atualmente, o presidente do Colegiado.

Desembargador Marco Antônio Vianna Mansur
O desembargador é natural de Paranaguá. Bacharelou-se em Direito (turma de 1982) pela Faculdade de Direito de Curitiba, atual UniCuritiba. Em novembro de 1988, após ser aprovado em concurso público de provas e títulos, ingressou na magistratura paranaense como juiz do trabalho substituto. Atuou nas então denominadas JCJ de Curitiba, Paranaguá, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama, União da Vitória e Foz do Iguaçu.

Promovido a juiz presidente em 1991, ele exerceu a titularidade de unidades judiciárias em Umuarama, Paranaguá e Curitiba. Foi convocado a atuar no Tribunal por diversas ocasiões. Foi empossado como desembargador do TRT da 9ª Região em 2002. Integra a 5ª Turma do TRT-PR e é o atual presidente da Seção Especializada (SE).

(Com informações e fotos da Ascom TRT-PR)