27 de fevereiro de 2018

Amatra IX prestigia posse da nova Administração do TST

 

O ministro João Batista Brito Pereira foi empossado ontem (26/2) no cargo de presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para o biênio 2018-2020. Também foram empossados os ministros Renato de Lacerda Paiva e Lelio Bentes Corrêa, respectivamente, nos cargos de vice-presidente e de corregedor-geral da Justiça do Trabalho.

O novo presidente afirmou que a gestão terá como principais marcas o desenvolvimento do Direito do Trabalho e o fortalecimento da Justiça do Trabalho, “questões que demandarão espírito público e muita serenidade para serem dirimidas pelo Tribunal”, visando garantir à sociedade a observância do princípio constitucional e legal da segurança jurídica, “valor fundamental do Estado Democrático de Direito”.

Brito Pereira observou que, nos últimos anos, o TST teve de enfrentar questões complexas e que a prioridade, agora, é a Reforma Trabalhista. O ministro também apresentou dados sobre a movimentação processual da Justiça do Trabalho para destacar que a magnitude dos números – 2,6 milhões de novas ações em 2017 – é reflexo direto da relevância de seu papel social.

Segundo o novo presidente do TST, a Justiça do Trabalho é o esteio e a salvaguarda da paz nas relações de trabalho, no campo e nas cidades. “Todos nós, magistrados e servidores, somos os guardiões dessa conquista, que não é privilégio apenas da sociedade brasileira”, destacou. Leia aqui a íntegra do discurso do ministro Brito Pereira.

A solenidade de posse da nova Administração do TST foi prestigiada pelo presidente da Amatra IX e diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra, Paulo da Cunha Boal, pelo diretor de Direitos Humanos, Cidadania e Assistência Social da Amatra IX, Felipe Augusto de Magalhães Calvet, pelas candidatas à Presidência da Amatra IX, Suely Filippetto e Camila Gabriela Greber Caldas, pela coordenadora dos juízes aposentados da Amatra IX, Neide Consolada Folador, e pelo ex-presidente Bráulio Gabriel Gusmão.

Também compareceram à cerimônia a presidente do TRT da 9ª Região, desembargadora Marlene Fuverki Suguimatsu, a vice-presidente do Tribunal, desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos, o corregedor regional, desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos, o diretor da Escola Judicial do TRT da 9ª Região, desembargador Cassio Colombo Filho, e os desembargadores Eliázer Antonio Medeiros, Paulo Ricardo Pozzolo, Ubirajara Carlos Mendes  e  Altino Pedrozo dos Santos, a juíza Ana Maria das Graças Veloso e o desembargador aposentado Ney José de Freitas.

Mesa de Honra – A sessão solene de posse, realizada no Plenário Ministro Arnaldo Süssekind, contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, dos presidentes do Superior Tribunal de Justiça, ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal Militar, ministro José Coêlho Ferreira, e do Tribunal de Contas da União, ministro Raimundo Carreiro, do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, e do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia.

Confira aqui a galeria de fotos oficiais da solenidade de posse.