22 de novembro de 2016

Amatra IX prestigia lançamento do livro “Quem paga essa conta?” do associado Cássio Colombo Filho

livro_cassio
Fabrício Nogueira, Cássio Colombo Filho e José Wally Neto

O vice-presidente da Amatra IX, Fabrício Nogueira, e o diretor Administrativo, José Wally Gonzaga Neto, compareceram ontem (21/11) ao lançamento do livro “Quem paga essa conta? Danos morais, assédio moral e outras encrencas. Manual de diretrizes de compliance para gerenciamento da ética laboral“, de autoria do desembargador Cássio Colombo Filho, do TRT da 9ª Região.

O evento, realizado nas Livrarias Curitiba do Shopping Barigui, foi bastante prestigiado contando com a presença de magistrados, advogados, servidores, alunos da Ematra-PR e acadêmicos de Direito, além de amigos e familiares do associado.

A obra é um manual básico de responsabilidade civil trabalhista, com ilustrações e linguagem simples. Sem descuidar dos aspectos técnicos e científicos, o autor analisa 28 estudos de casos, com indicação do entendimento do Tribunal Superior do Trabalho e breves explicações sobre as questões em litígio, auxiliando na compreensão e fixação da matéria.

Dentre os temas abordados, destacam-se as indenizações decorrentes de danos imateriais, ou seja, danos morais, danos estéticos, danos em ricochete, danos hedonísticos, danos morais coletivos e danos morais da empresa. Além disso, o autor lista uma série de medidas preventivas contra o assédio moral e como melhorar o meio ambiente do trabalho.

“Tratar melhor o ser humano, valorizá-lo e saber respeitá-lo em seu ambiente de trabalho requer qualificação dos chefes e pares. Os litígios daí decorrentes podem resultar em elevadas indenizações. O treinamento e preparo em ética ergonômica constitui eficaz meio para melhorar o meio ambiente do trabalho e prevenir os litígios causadores do temido passivo oculto trabalhista”, afirma o autor.

O livro é voltado para operadores do Direito, empresários, administradores de empresas, economistas, gestores dos setores de relações de trabalho, sindicalistas e trabalhadores. Tanto a versão digital (e-book) como a impressa estão disponíveis em: www.quempagaessaconta.com.br

Sobre o autor

Cássio Colombo Filho é desembargador do TRT da 9ª Região, magistrado de carreira há 25 anos, mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pela Unibrasil, especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – USP, especialista em Teoria Crítica dos Direitos HUmanos pela Universidade Pablo de Olavide (Sevilla, Espanha), professor da Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (EMATRA-PR) e de cursos de pós-graduação da Unicuritiba, Positivo, FATEB , CESUL, IDCC e ABDConst.

livro_cassiob
José Wally Neto, Fabrício Nogueira, Cássio Colombo Filho, Francisco Ermel e Luciano Coelho