10 de dezembro de 2019

Amatra IX prestigia inauguração da nova sede da Justiça do Trabalho de Toledo e entrega de obras nos Fóruns de Rolândia, Curitiba e São José dos Pinhais

Nas últimas duas semanas, o TRT da 9ª Região realizou a entrega das obras de revitalização dos Fóruns Trabalhistas de Rolândia, Curitiba e São José dos Pinhais. Também foi inaugurada a nova sede da Justiça do Trabalho em Toledo. A Amatra IX participou das cerimônias representada por associados e diretores.

A inauguração das novas instalações da Vara do Trabalho de Rolândia foi realizada no dia 27 de novembro. Na oportunidade, a juíza titular Patrícia Benetti Cravo destacou o esforço e a paciência dos servidores, que, em meio às obras, mantiveram a qualidade na prestação jurisdicional. A magistrada também ressaltou a importância da Justiça do Trabalho para a construção da paz social.

“Em momentos de tantos ataques à nossa instituição, demonstrar que procuramos alternativas de aprimoramento revela que não podemos nunca nos esquecer que o mais importante é alcançar o ideal da prestação jurisdicional, tão almejada”, disse Patrícia Cravo, que falou em nome da Amatra IX na cerimônia.

Dentro dos princípios da sustentabilidade humana, ambiental e econômica, as obras consistiram em utilização de telhas termoacústicas, diminuindo a poluição sonora e os efeitos da variação térmica dentro do prédio; instalação de cisterna para reaproveitamento da água da chuva; instalação de banheiro para pessoas com necessidades especiais e de ar-condicionado mais eficiente na utilização de eletricidade.

No dia 3 de dezembro, o TRT realizou a solenidade de inauguração da nova sede do Fórum Trabalhista de Toledo. A construção do edifício começou em julho de 2017, após a doação de um terreno pela Prefeitura. Consideravelmente maior do que a edificação anterior, a nova estrutura conta com 1.520,40m² de área construída.

Durante a solenidade, a então presidente do Tribunal, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, ressaltou a preocupação com a sustentabilidade na execução do projeto da nova sede. A edificação dispõe de telhas termoacústicas, sistema de captação e armazenamento de águas pluviais e oferece instalações adequadas a pessoas com deficiência.

O juiz Fabrício Sartori, diretor do Fórum Trabalhista de Toledo, chamou a atenção dos convidados para a importância da Justiça do Trabalho no país, “um efetivo agente de proteção da renda, fundamental para o incremento da economia”. O magistrado, que representou a Amatra IX na solenidade, afirmou ainda que “não há uma nação próspera sem o debate profundo e sereno sobre a valorização da proteção do trabalho”.

Na Capital paranaense, a cerimônia de entrega das obras de revitalização ocorreu no dia 4 de dezembro. A reforma no Fórum Trabalhista de Curitiba incluiu a ampliação de salas de audiência – conforme as normas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – e de salas de espera, o reparo na cobertura e o aprimoramento das áreas de acessibilidade.

“Para a Associação, é muito importante ver obras de revitalização ainda sendo realizadas na Justiça do Trabalho, uma vez que os cortes orçamentários que sofremos nos últimos anos afetam diretamente a nossa capacidade de investimentos em infraestrutura e, por conseguinte, de melhoria da prestação de serviços à população”, ressaltou o diretor Financeiro da Amatra IX, Roberto Dala Barba Filho, que também parabenizou a direção do Fórum pela gestão das obras.

No dia 5 de dezembro, foi realizada a entrega das obras do Fórum de São José dos Pinhais. A solenidade contou com a presença do diretor Administrativo da Amatra IX, Waldomiro Antonio da Silva. Ao discursar, o dirigente associativo mencionou a inauguração da primeira sede da Justiça do Trabalho no município.

 “Na época, era muito difícil a obtenção de equipamentos, havia grande dificuldade orçamentária, e foi necessária uma junção de esforços para criação da unidade. Sinto hoje uma grande satisfação em poder participar da inauguração desta obra, que possibilitará a magistrados e servidores exercerem suas atividades com boa infraestrutura para melhor atender à sociedade”, ressaltou o magistrado.

As obras de melhoria incluem a restruturação do acesso principal do edifício do Fórum Trabalhista, onde foram instalados portais detectores de metal (que já existem na capital) e modificados os sistemas de iluminação, com a adoção de lâmpadas LED, mais econômicas.

 (Com informações e fotos do TRT-PR)