19 de junho de 2019

Amatra IX prestigia evento em homenagem a magistrados e servidores aposentados

Na segunda-feira (17/6), o TRT da 9ª Região promoveu a 5ª edição do Dia do Magistrado e do Servidor Aposentados. A presidente da Amatra IX, Camila Gabriela Greber Caldas, prestigiou o evento realizado no Plenário Alcides Nunes Guimarães.

A data comemorativa foi instituída pela Resolução Administrativa nº 40/2015. “Nós devemos lembrar todos os colegas, sejam juízes, servidores ou juízes classistas, que deixaram seu legado nesta instituição a todos nós. Instituição que tem sido tão atacada e tão criticada justamente pela eficiência. Como se diz lá no interior, ‘não se joga pedras em árvore que não dá bons frutos’”, declarou o desembargador Edmilson Antonio de Lima, autor da proposta.

A presidente do TRT-PR, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, ressaltou que a data é festiva pela sensação de “volta para casa” de pessoas que deixaram saudades quando se afastaram do convívio diário. “Cada um de vocês que está aqui e também aqueles que não puderam comparecer integram, de modo muito especial, a memória deste Tribunal, por terem feito desta instituição algo tão caro à sociedade e aos cidadãos do nosso Estado”, disse.

A desembargadora também mencionou o atual cenário de incertezas quanto à reforma da previdência. “Aqui mesmo neste ambiente é possível que haja alguns casos de aposentadoria precoce, e há assuntos orçamentários que dificultam a posse de novos juízes e servidores, por isso buscamos sempre a reinvenção dos procedimentos e das práticas”, frisou.

O servidor aposentado Almir Soares lembrou que esteve presente por 35 anos e que não é um chavão quando afirma que saiu da Justiça do Trabalho, mas a Justiça do Trabalho não saiu dele. “É com muito orgulho que estamos todos aqui e gradecemos ao Tribunal por nos incluir na agenda de compromissos e nos render esta singela homenagem”, finalizou.

Mais fotos do evento estão disponíveis aqui

(Com informações e fotos do TRT-PR)