9 de maio de 2018

Amatra IX participa do 19º Conamat

A 19ª edição do Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), realizado de 2 a 5 maio em Belo Horizonte (MG), contou com a presença de 35 associados da Amatra IX. O evento foi considerado histórico e, ao todo, reuniu 700 pessoas.
“O Conamat é o mais relevante evento associativo da Anamatra. A Amatra esteve presente em todas as atividades, representando os interesses de seus associados, defendendo o nosso projeto associativo e insistindo na necessidade de sempre trabalhar com a pluralidade de ideias e com o respeito ao dissenso”, avalia a presidente da Amatra IX, Camila Gabriela Greber Caldas.
Segundo a dirigente, “o evento apresentou excelentes palestras e painéis, de grande teor crítico, e permitiu importante discussão de teses ligadas a temas de grande interesse da Magistratura, sempre respeitando a liberdade de manifestação dos associados presentes”.
A programação científica do 19º Conamat teve início na manhã no dia 3 de maio, com a conferência da professora francesa Beatrice Edrei, que compartilhou resultados de estudos aplicados a magistrados franceses nas áreas da psicodinâmica e psicopatia do trabalho. A mesa foi presidida pelo associado Leonardo Vieira Wandelli.
A Plenária que encerrou o evento aprovou 103 de um total de 111 encaminhadas pelas comissões temáticas. Clique aqui e confira as proposições aprovadas.  Também foi publicada a Carta de Belo Horizonte, que reafirmou necessidade de respeito à independência técnica da Magistratura, dentre outras questões.
A cobertura completa do Congresso está disponível no site da Anamatra. Todas as palestras, incluindo a programação especial para magistrados aposentados, foram transmitidas pelo Youtube e podem ser acessadas no canal: www.youtube.com/tvanamatra
HAPPY HOUR
A Amatra IX organizou um happy hour exclusivo para os associados durante o 19ª Conamat em Belo Honrizonte. A confraternização aconteceu na noite do dia 3 de maio, no restaurante Xapuri.
“Gostaria de agradecer aos associados que participaram da confraternização da comitiva paranaense no Conamat, proporcionando mais um momento de amizade e para que pudessem conhecer um pouco da culinária mineira”, destaca a diretora de eventos e convênios da Amatra IX, Jacqueline Aises Ribeiro Veloso.
CR DA ANAMATRA
A presidente da Amatra IX, Camila Gabriela Greber Caldas, e a vice-presidente da entidade, Edilaine Stinglin Caetano, participaram da reunião do Conselho de Representantes da Anamatra, ocorrida na manhã do dia 2 de maio, em Belo Horizonte.
Participaram da reunião o presidente, o vice-presidente e o secretário-geral do Colégio de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), respectivamente, desembargadores Wilson Fernandes, Paulo Sérgio Pimenta e Samuel Hugo Lima.
Na oportunidade, os dirigentes do Coleprecor manifestaram preocupação com o cenário de cortes orçamentários impostos pela Emenda Constitucional 95/2016. Ressaltaram também a necessidade do convencimento do público externo quanto à importância da Justiça do Trabalho.
Remoções e concurso nacional – O presidente do TST, ministro Brito Pereira, também participou da reunião e comentou a inquietação de muitos juízes em relação à questão das remoções no cenário do Concurso Nacional. “Não é razoável pensar que não vamos prestigiar os colegas que estão na carreira. Para mim é natural concluir as remoções e depois as nomeações do Concurso”, declarou na oportunidade.
MAGISTRADOS APOSENTADOS
O Paraná esteve presente na reunião dos Diretores e Representantes dos Aposentados das Amatras, realizada na manhã do dia 2 de maio, como parte da programação específica do Conamat. Na oportunidade, foi anunciada a indicação do coordenador dos juízes aposentados da Amatra, Luiz Antonio Bernardo, para compor a Comissão Legislativa da Anamatra.
“É preciso defender o orçamento dos Tribunais do Trabalho, os investimentos de infraestrutura e funcionamento das instituições, assim como a questão premente relacionada às perdas dos aposentados e recomposição dos vencimentos dos colegas da ativa”, declarou Luiz Antonio Bernardo sobre a expectativa do trabalho a ser realizado na comissão.
O ex-presidente do TRT-PR, Pretextato Pennafort Taborda Ribas Netto, também participou da reunião, que teve como foco questões relacionadas à integralidade e paridade com os juízes em exercício.
Comissão Nacional – A associada Neide Consolata Folador, que integra a Comissão Nacional de Aposentados da Anamatra, participou de reunião no dia 1º de maio, que teve como objetivo avaliar o atual cenário de atuação da entidade em assuntos relativos aos magistrados que não se encontram mais no exercício da carreira.
Constaram da pauta propostas de atuação do Diretoria de Aposentados da Anamatra, especialmente a instituição de um pecúlio nacional, a priorização de recebimento de passivos por idosos e enfermos, além da viabilização da filiação de pensionistas à entidade nacional.