18 de outubro de 2017

Amatra IX participa da abertura da mostra “Justiça do Trabalho do Paraná – Anos de 1934 a 1951”

O Centro de Memória do TRT-PR inaugurou, na tarde desta quarta-feira (18/10), a exposição “Justiça do Trabalho do Paraná – anos de 1934 a 1951. Durante a solenidade foi lançado o livro “Catálogo Seletivo de Autos Judiciais – Volume I”, que reúne cerca de 200 fichas de processos trabalhistas da época. O evento foi prestigiado pela Amatra IX, representada na oportunidade pelo diretor de Direitos Humanos, Cidadania e Assistência Social, Felipe Augusto de Magalhães Calvet.

A mostra é composta de 36 reclamatórias de trabalhadores que tramitaram entre os anos 1934 e 1951, e foram escolhidas por representarem a economia paranaense à época. Também fazem parte da exposição objetos relacionados com cada categoria profissional envolvida nos autos, cedidos pelo Museu Paranaense. A exposição pode ser visitada até o dia 12 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30, no Centro de Memória do TRT-PR, que fica na Alameda Carlos de Carvalho, 528, no Centro de Curitiba.

Após a cerimônia de abertura, o desembargador Cássio Colombo Filho conduziu um painel sobre os temas dos artigos do catálogo, do qual é coordenador, com a participação da socióloga Maria Aparecida da Cruz Bridi, que é co-autora do artigo “Dinâmicas Econômicas e as varas da Justiça do Trabalho no Paraná”, em parceria com a associada Wanda Santi Cardoso da Silva, desembargadora do TRT-PR aposentada.

A exposição Justiça do Trabalho do Paraná – anos de 1934 a 1951 é promovida pelo Centro de Memória do TRT-PR, em parceria com a Amatra IX, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e tem o apoio do Museu Paranaense, da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação Cultural de Curitiba.