7 de dezembro de 2020

Amatra IX se une a outras instituições no combate à violência de gênero

O presidente em exercício da Amatra IX, Marcos Blanco, participou ontem (6) de mobilização pelo fim da violência de gênero. O evento on-line organizado pela OAB Paraná contou com a presença de representantes de várias instituições do sistema de Justiça em favor da Campanha do Laço Branco e marcou o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Confira na íntegra:  https://youtu.be/IcqZBTuKaec.

Marcos Blanco ressaltou que o quadro de violência no Brasil se agravou durante a pandemia ao citar dados recente que apontam 648 feminicídios somente no primeiro semestre este ano. Ele enfatizou que a violência de gênero se manifesta de diferentes formas, incluindo o assédio moral e sexual no ambiente laboral.

O dirigente também mencionou outro cenário de vulnerabilidade, que é o das mulheres transexuais, transgêneros e travestis. “A violência de gênero é estrutural e histórica, sua erradicação deve passar pela educação e erradicação de todas as formas de discriminação, as explícitas e as veladas. Iniciativas como essa da OAB representam passos importantíssimos para a igualdade”, declarou.

Sobre campanha

Criada há 21 anos, no Canadá, após o assassinato de 14 mulheres, estudantes de engenharia da Escola Politécnica de Montreal, a campanha do Laço Branco tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência de gênero a partir de diversas ações realizadas por diferentes setores da sociedade na luta pela promoção da equidade e superação das desigualdades entre homens e mulheres. No Brasil, o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres foi instituído pela Lei 11.489, de 2007.